sexta-feira, 8 de abril de 2011

Esclarecimentos sobre o termo "Bullying"

Caríssimos leitores a pedido de alguns colegas venho por meio deste esclarecer o texto anterior.Pois segundo eles o texto está muito complexo,com tudo lembrei me do professor universitário e escritor Jamar Monteiro no qual tive a honra de conhecê-lo e presenciar uma de suas muitas palestra no Brasil e esta tratava exatamente do termo "bullyng".
As dificuldades e fatores que estão complicando a vida de todos, e em especial dos próprios adolescentes e jovens que participam de atos de vandalismo e agressão, estão relacionados a questões de âmbito global... Os problemas que vivenciamos em nosso cotidiano também têm relação com questões familiares e educacionais, mas o drama que vivemos está ligado, como ficamos sabendo se é com a leitura de um livro, a outros atores muito mais poderosos e onipresentes do cenário mundial como as mídias, a internet, a globalização e etc. A partir daí começamos a entender que aos pais e educadores não cabe a atribuição dos problemas e das culpas decorrentes do “bullying” compete a eles, a responsabilidade maior de buscar soluções e caminhos, dialogar e orientar as ações das crianças, adolescentes e jovens e até mesmo os adultos, antes que a violência e outras variáveis a ela associadas se aflorem.
"Bullying, designa comportamentos agressivos e anti-sociais, adotado por um ou mais indivíduos contra outro(s), causando dor, angústia e sofrimento. São ações intencionais e repetitivas, que causam humilhações, constrangimentos, angústia, medo, vergonha, traumatizando o psiquismo, principalmente das vítimas. Manifesta-se de várias maneiras: física, verbal, moral, sexual, psicológica, material e virtual". (Jamar Monteiro)

Fonte:Fenômeno bullying ou crise valores?
http://intersubjetiva.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário