Na
educação musical já era, para os gregos, em seu áureo período clássico,
uma disciplina indispensável no processo educacional. Hoje há países
como Hungria e Japão, por exemplo- que privilegiam o ensino da musica a
partir dos três anos de idade com a mesma ênfase dada á língua materna.
Três comprovados, por meio de pesquisas, o quanto esse procedimento
favorece um melhor desenvolvimento infantil.
Quando
nascemos, temos o aparelho auditivo inteiramente formado e pronto para
ser usado. É a primeira porta de entrada para a comunicação com a
criança. Inicialmente, ouvindo-se mesmo, o recém-nascido começa a emitir
sons e, aos poucos, vai organizando-os tal maneira que os transformará
em pequenas melodias. Dessa forma, antes de falarmos, aprendendo a
cantar!
A
música não é um favor externo em relação ao homem, provém do seu
interior, é inerente á sua natureza. Ela está presente em todo o
universo, inspirando a expressão musical humana. Trata-se da segunda
linguagem materna. No ventre materno toda a ininterrupta intra-sinfonia
que nos é apresentada não passa despercebida. Por esse motivo, toda
criança tem direito a uma educação musical que lhe possibilite
desenvolver o potencial de comunicação e expressão embutindo nessa
linguagem.
No
entanto, no atual sistema educacional brasileiro, constatamos algumas
dificuldades para a prática de uma boa educação musical. A principal
delas refere-se á formação do professor; nos cursos que formam esses
profissionais, a disciplina “Musica” praticamente não é encontrada.
Assim, sem uma orientação adequada, o professor fica limitado na
utilização dessa linguagem, distante desse rico instrumento de ensino.
O
som da matéria-prima da música age diretamente no sistema nervoso do
homem e pode ser usado como uma poderosa arma- benéfica ou maléfica.
Assim, a criança precisa de uma “dieta sonora” balanceada, que contribua
para sua saúde integral, pois ela se acha exposta a todo tipo de
musica, e a qualidade do repertorio que assimila
Influirá
em sua formação. Um material sonoro de boa qualidade que pode
contribuir para o equilíbrio emocional, físico e intelectual, e, por
outro lado, o “alimento sonoro” de baixa qualidade poderá introduzir á
agressividade e provocar distúrbios para a saúde. Encontrar uma boa
música é no é no repertório lúdico-musical infantil o material ideal
para um trabalho verdadeiramente educativo nessa fase de evolução da
criança.
As
brincadeiras musicais infantis são universais, encontradas em todas as
culturas ao longo da história do homem. Não é por acaso que sempre
existisse, pois é a primeira manifestação de criatividade e de atividade
musical (o ritmo esta presente em todas elas), proporcionando á criança
o exercício físico, mental e emocional, simultaneamente.
As
brincadeiras de roda assumem grande importância por levar á formação do
circulo, situação em que o grupo pode se comunicar frente a frente.
Dando-se as mãos, as crianças formam um todo. Cantam, dançam ou tocam
juntas; criam e seguem regras, exercitam textos e movimento de forma
coletiva, desenvolvendo a socialização e praticando e democracia com
valores de respeito mútuo, o controle da motricidade acontece de forma
natural e precisa. O ritmo leva á ordenação do pensamento, e suas
características de organização do tempo exigem das funções cerebrais
maiores agilidade e maior presteza.
A
brincadeira infantil favorece o processo da aprendizagem, pois contém
desafios que incentivam a busca por soluções, por meio de raciocínios
ágeis. Esse jogos, quando acompanhados de atividade musicais, exigem da
criança maior rapidez em sua decisões, em virtudes do tempo imposto pela
música.
Trabalhar
as formas musicais com a criança de forma semelhante ao desenrolar do
processo de transmissão oral das atividades musicais tradicionais de um
povo, por meio do qual o repertório característico dessa cultura se
mantém vivo e atualizado, o professor de educação infantil deverá
trabalhar a musica com seus alunos. A pré-escrita e a leitura nas
atividades musicais serão meros complementos que estarão documentados as
atividades.
Ensinar
para a criança o objetivo do ensino musical na educação infantil que a
musica é uma arte muito abrangente, vivenciando as brincadeiras musicais
da tradição brasileira, a criança estará desenvolvendo-se física,
intelectual e emocionalmente que oferece múltiplas possibilidades
formativas. O objetivo da educação musical na educação infantil o “o
aprender a ouvir”. Toda atividade musical deve levar a uma escuta
inteligente.
Aprender
a ouvir por meio da musica equivale, em primeiro lugar, a desenvolver a
atenção auditiva e aumentar a capacidade de concentração e memória. Por
meio da “escuta inteligente’, a criança passa a perceber todos os
aspectos da musica: ritmo, melodia, textura, forma, texto, estilo (entre
outros), e estará armazenando dados fundamentais para seu aprendizado
posterior.
Ao
ouvir musica, a criança passa a praticá-la prazerosamente: motiva-se
pelo seu aspecto lúdico e intera-se com ela numa participação integral
(mente corpo e emoção). Com essa vivencia acontece o aprendizado da
prática musical. O raciocínio lógico- matemático encontra terreno fértil
para se desenvolver por meio de atividades musicais.
Ao
cantar a criança adquiri o seu vocabulário mais rudimentar, já é capaz
de improvisar cantando, sejam pequenas frases ou histórias, ou mesmo
seqüenciais de palavras sem qualquer nexo, porém mágicas para ela. Canta
pelo prazer que experimenta em comunicar-se consigo mesma. O corpo esta
ligada a toda manifestação musical; com a expressão é diferente. Quando
cantamos, o foco da atenção acaba sendo o nosso rosto, mas, se temos
uma articulação perfeita com o restante do corpo, em termos de
equilíbrio, postura e gesto, a expressão facial não será completa. Os
cantos infantis são perfeitamente adequados á capacidade musical,
especialmente para criança. Cada educador tem sua própria maneira de
ensinar, muitas vezes determinadas por uma combinação de pontos
extraídos de diferentes metodologias. É importante que a prática
pedagógica seja ativa e construtivista.
“O
brinquedo ou cantiga de roda é, sem duvida, uma atividade de grande
valor educativo. É modalidade de jogo muito simples e, por incluir
tradição, musica e movimento, se constitui num poderoso agente
socializado.
Em boa hora foi trazido ao âmbito escolar, onde passou a integrar os programas de recreação.
O
brinquedo das crianças em grupo cabe ao professor divulgar os
brinquedos de roda folclóricos de nossa terra, evitando a incidência de
corruptelas motivadas pela transmissão oral de criança a criança e, bem
assim, mantendo viva uma tradição que pouco a pouco se extingue.
O
brinquedo de roda é uma atividade indicada, principalmente, para
crianças de quatro a sete anos. Aproximadamente aos quatros anos começa a
interessar-se pelo brinquedo coletivo.
A
roda é o principio do grupo, dá a sensação de união, de um de mãos
dadas com seus coleguinhas, de cantar e movimentar-se ao som de uma
melodia, de participar de um grupo em que todos fazem mesmos gestos.
Segundo
Jean-Claude Forquin e Madeleine Gagnard, educadores franceses tentando
analisar os motivos que levam os pedagogos de seu país a quase chegarem a
um consenso antimusical. A primeira possibilidade refere-se ao fato de a
percepção das pessoas serem dirigida para um fim utilitário; dessa
forma, a música passa a ser vista, por muitos, como não servindo para
nada, outro a ser vista, por muitos, como intelectualizadas da cultura,
privilegiando os aspectos os aspectos verbais; ainda, a razão poderia
estar no fato de que o gosto pela musica é indiscutível e incomunicável:
ou se nasce dotado, ou nada se pode fazer.
Fonte: Pesquisas google
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