segunda-feira, 5 de novembro de 2012

A MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL



      Na educação musical já era, para os gregos, em seu áureo período clássico, uma disciplina indispensável no processo educacional. Hoje há países como Hungria e Japão, por exemplo- que privilegiam o ensino da musica a partir dos três anos de idade com a mesma ênfase dada á língua materna. Três comprovados, por meio de pesquisas, o quanto esse procedimento favorece um melhor desenvolvimento infantil.
Quando nascemos, temos o aparelho auditivo inteiramente formado e pronto para ser usado. É a primeira porta de entrada para a comunicação com a criança. Inicialmente, ouvindo-se mesmo, o recém-nascido começa a emitir sons e, aos poucos, vai organizando-os tal maneira que os transformará em pequenas melodias. Dessa forma, antes de falarmos, aprendendo a cantar!
A música não é um favor externo em relação ao homem, provém do seu interior, é inerente á sua natureza. Ela está presente em todo o universo, inspirando a expressão musical humana. Trata-se da segunda linguagem materna. No ventre materno toda a ininterrupta intra-sinfonia que nos é apresentada não passa despercebida. Por esse motivo, toda criança tem direito a uma educação musical que lhe possibilite desenvolver o potencial de comunicação e expressão embutindo nessa linguagem.
No entanto, no atual sistema educacional brasileiro, constatamos algumas dificuldades para a prática de uma boa educação musical. A principal delas refere-se á formação do professor; nos cursos que formam esses profissionais, a disciplina “Musica” praticamente não é encontrada. Assim, sem uma orientação adequada, o professor fica limitado na utilização dessa linguagem, distante desse rico instrumento de ensino.
O som da matéria-prima da música age diretamente no sistema nervoso do homem e pode ser usado como uma poderosa arma- benéfica ou maléfica. Assim, a criança precisa de uma “dieta sonora” balanceada, que contribua para sua saúde integral, pois ela se acha exposta a todo tipo de musica, e a qualidade do repertorio que assimila
Influirá em sua formação. Um material sonoro de boa qualidade que pode contribuir para o equilíbrio emocional, físico e intelectual, e, por outro lado, o “alimento sonoro” de baixa qualidade poderá introduzir á agressividade e provocar distúrbios para a saúde. Encontrar uma boa música é no é no repertório lúdico-musical infantil o material ideal para um trabalho verdadeiramente educativo nessa fase de evolução da criança.
As brincadeiras musicais infantis são universais, encontradas em todas as culturas ao longo da história do homem. Não é por acaso que sempre existisse, pois é a primeira manifestação de criatividade e de atividade musical (o ritmo esta presente em todas elas), proporcionando á criança o exercício físico, mental e emocional, simultaneamente.
As brincadeiras de roda assumem grande importância por levar á formação do circulo, situação em que o grupo pode se comunicar frente a frente. Dando-se as mãos, as crianças formam um todo. Cantam, dançam ou tocam juntas; criam e seguem regras, exercitam textos e movimento de forma coletiva, desenvolvendo a socialização e praticando e democracia com valores de respeito mútuo, o controle da motricidade acontece de forma natural e precisa. O ritmo leva á ordenação do pensamento, e suas características de organização do tempo exigem das funções cerebrais maiores agilidade e maior presteza.
A brincadeira infantil favorece o processo da aprendizagem, pois contém desafios que incentivam a busca por soluções, por meio de raciocínios ágeis. Esse jogos, quando acompanhados de atividade musicais, exigem da criança maior rapidez em sua decisões, em virtudes do tempo imposto pela música.
Trabalhar as formas musicais com a criança de forma semelhante ao desenrolar do processo de transmissão oral das atividades musicais tradicionais de um povo, por meio do qual o repertório característico dessa cultura se mantém vivo e atualizado, o professor de educação infantil deverá trabalhar a musica com seus alunos. A pré-escrita e a leitura nas atividades musicais serão meros complementos que estarão documentados as atividades.
Ensinar para a criança o objetivo do ensino musical na educação infantil que a musica é uma arte muito abrangente, vivenciando as brincadeiras musicais da tradição brasileira, a criança estará desenvolvendo-se física, intelectual e emocionalmente que oferece múltiplas possibilidades formativas. O objetivo da educação musical na educação infantil o “o aprender a ouvir”. Toda atividade musical deve levar a uma escuta inteligente.
Aprender a ouvir por meio da musica equivale, em primeiro lugar, a desenvolver a atenção auditiva e aumentar a capacidade de concentração e memória. Por meio da “escuta inteligente’, a criança passa a perceber todos os aspectos da musica: ritmo, melodia, textura, forma, texto, estilo (entre outros), e estará armazenando dados fundamentais para seu aprendizado posterior.
Ao ouvir musica, a criança passa a praticá-la prazerosamente: motiva-se pelo seu aspecto lúdico e intera-se com ela numa participação integral (mente corpo e emoção). Com essa vivencia acontece o aprendizado da prática musical. O raciocínio lógico- matemático encontra terreno fértil para se desenvolver por meio de atividades musicais.
Ao cantar a criança adquiri o seu vocabulário mais rudimentar, já é capaz de improvisar cantando, sejam pequenas frases ou histórias, ou mesmo seqüenciais de palavras sem qualquer nexo, porém mágicas para ela. Canta pelo prazer que experimenta em comunicar-se consigo mesma. O corpo esta ligada a toda manifestação musical; com a expressão é diferente. Quando cantamos, o foco da atenção acaba sendo o nosso rosto, mas, se temos uma articulação perfeita com o restante do corpo, em termos de equilíbrio, postura e gesto, a expressão facial não será completa. Os cantos infantis são perfeitamente adequados á capacidade musical, especialmente para criança. Cada educador tem sua própria maneira de ensinar, muitas vezes determinadas por uma combinação de pontos extraídos de diferentes metodologias. É importante que a prática pedagógica seja ativa e construtivista.
“O brinquedo ou cantiga de roda é, sem duvida, uma atividade de grande valor educativo. É modalidade de jogo muito simples e, por incluir tradição, musica e movimento, se constitui num poderoso agente socializado.
Em boa hora foi trazido ao âmbito escolar, onde passou a integrar os programas de recreação.
O brinquedo das crianças em grupo cabe ao professor divulgar os brinquedos de roda folclóricos de nossa terra, evitando a incidência de corruptelas motivadas pela transmissão oral de criança a criança e, bem assim, mantendo viva uma tradição que pouco a pouco se extingue.
O brinquedo de roda é uma atividade indicada, principalmente, para crianças de quatro a sete anos. Aproximadamente aos quatros anos começa a interessar-se pelo brinquedo coletivo.
A roda é o principio do grupo, dá a sensação de união, de um de mãos dadas com seus coleguinhas, de cantar e movimentar-se ao som de uma melodia, de participar de um grupo em que todos fazem mesmos gestos.
Segundo Jean-Claude Forquin e Madeleine Gagnard, educadores franceses tentando analisar os motivos que levam os pedagogos de seu país a quase chegarem a um consenso antimusical. A primeira possibilidade refere-se ao fato de a percepção das pessoas serem dirigida para um fim utilitário; dessa forma, a música passa a ser vista, por muitos, como não servindo para nada, outro a ser vista, por muitos, como intelectualizadas da cultura, privilegiando os aspectos os aspectos verbais; ainda, a razão poderia estar no fato de que o gosto pela musica é indiscutível e incomunicável: ou se nasce dotado, ou nada se pode fazer.

Fonte: Pesquisas google

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